Os bons chefes, segundo o Google

Os bons chefes, segundo o Google

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Google lançou 10 características que um bom chefe/líder deve ter e o que mais surpreende na lista – ou nem deveria surpreender – é que as habilidades técnicas não são relevantes, mas sim, as pessoais.

Vejamos as mesmas:

As 10 características dos melhores chefes, segundo o Google

Google realiza pesquisas sobre liderança há mais de 10 anos. O objetivo da companhia é descobrir o que faz de um chefe perfeito para que possa desenvolver esses comportamentos nos seus próprios líderes. De fato, os estudos parecem valer a pena, já que ao longo do tempo a gigante da tecnologia apresentou diminuição na rotatividade, melhora na satisfação e desempenho dos seus funcionários.

Mas afinal quais as habilidades importam para se tornar um(a) grande líder? Na visão do Google, as habilidades técnicas importam menos do que se imagina. Os grandes pontos de destaque dos bons chefes incluem competências de inteligência emocional. Confira abaixo.

É um bom treinador

Em vez de resolver todos os problemas imediatamente, os melhores líderes utilizam as situações adversas como momentos de ensino. Eles orientam as suas equipes e compartilham ideias, permitindo que os colaboradores ganhem novas experiências.

Capacita a equipe

Os grandes líderes dão às pessoas liberdade para explorar ideias, assumir riscos (inteligentes) e cometer erros. Eles também fornecem as ferramentas que os colaboradores precisam e permitem ambientes de trabalho flexíveis.

Cria um ambiente inclusivo

Em outro projeto de pesquisa, o Google descobriu que a maior chave para o desempenho de uma equipe é criar um ambiente “psicologicamente seguro”. Essa abordagem transmite segurança aos colaboradores, que deixam de temer punições em casos de erros ou na apresentação de novas ideias.

É produtivo

Os melhores líderes também incentivam o crescimento dos seus companheiros de equipe. Eles lideram pelo exemplo e não têm medo de arregaçar as mangas e ajudar os outros, o que motiva o time.

É um bom comunicador

Os melhores chefes são ótimos ouvintes. Isso os ajuda a entender melhor as suas equipes e a mostrar empatia. Além disso, bons líderes entendem que conhecimento é poder. É por isso que eles são transparentes e estão dispostos a compartilhar informações com as suas equipes, para que seus funcionários saibam o porquê por trás das decisões.

Incentiva o desenvolvimento de carreira e discute desempenho

Os grandes líderes incentivam os seus funcionários compartilhando elogios, mas também não têm medo de oferecer feedback com críticas de maneira diplomática e construtiva. Eles também investem nos colaboradores, ajudando-os a alcançar os seus objetivos profissionais. Essa prática naturalmente motiva as equipes.

Tem uma visão estratégica clara para a equipe

Os grandes líderes sabem exatamente onde a equipe está, para onde está indo e o que precisa ser feito para alcançar os objetivos. Através de uma boa comunicação, eles ajudam a manter a equipe nos trilhos, garantindo que cada membro entenda o seu papel na execução dessa estratégia.

Possui habilidades técnicas para ajudar a equipe

Os grandes chefes compreendem o trabalho dos seus colaboradores, incluindo as suas tarefas e desafios diários. Caso esses líderes sejam transferidos para um novo departamento, eles passarão um tempo significativo para entender o funcionamento da equipe e trabalharão para criar confiança antes de aplicar mudanças drásticas ou oferecer conselhos.

Colabora efetivamente

Os maus líderes veem a sua equipe como uma parte separada da organização. Por outro lado, os melhores chefes compreendem a situação geral, trabalhando para o bem da empresa como um todo e incentivando os seus colaboradores a fazer o mesmo.

É um forte tomador de decisão

Os grandes líderes não são impulsivos, mas são decisivos. Depois de conhecer os fatos e considerar os pensamentos e as perspectivas das suas equipes, eles avançam – mesmo que isso tome uma decisão que nem todos aprovam.

Fonte: Fonte: Business Insider – https://cio.com.br/as-10-caracteristicas-dos-melhores-chefes-segundo-o-google/

Interessante não?

Cada vez mais priorizamos habilidades emocionais e colaborativas…

E lembre-se, isto não é futuro, é o presente, é o agora!

#FraternoAbraço,

gustavorochaassinatura Os bons chefes, segundo o Google
Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Advogado Pós-GraduadoGerente jurídico por 4 anosMembro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RSMembro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RSMembro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OABImplanta gestão e softwares jurídicos desde 1997Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/OPresta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico.10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e PortugalMais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticasPalestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônicoContato direto: gustavo@gustavorocha.com

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: