Com de mais de 2 mil visitantes por fim de semana, o atrativo turístico receberá consultoria para aprimorar a operação e fazer a conexão entre os empreendimentos turísticos regionais
A partir deste mês, o Sebrae RS vai se unir a Associação Amigos de Cristo de Encantado para qualificar a obra do Cristo Protetor da cidade como produto turístico da região. Serão realizadas uma série de consultorias para estruturar a visitação turística durante a pré-finalização do atrativo e elaborar roteiros com sugestões para depois do encerramento das obras de construção do local.
Com 43 metros de altura e braços abertos sobre o Vale do Taquari, a estrutura tinha um cronograma de obra e de início de atividades montado, mas precisou antecipar as visitações devido a grande procura. A notícia sobre a construção chegou a mais de 65 países e pelo menos 160 meios de comunicação diferentes, gerando uma grande repercussão. “As pessoas começaram a vir até Encantado para conhecer a estrutura mesmo sem a obra concluída. Nós tínhamos uma ideia de iniciar as atividades só em dezembro, mas começamos a oferecer visitas guiadas depois de analisarmos o comportamento do turismo na região”, conta a secretária da Associação Amigos de Cristo de Encantado, Letícia Bratti.
O Sebrae RS propôs consultorias para desenvolver a parte operacional do monumento, desde recepção, precificação, atendimento aos turistas e criação de pacotes de viagem. Para Diego Zenkner, analista de projetos do Sebrae RS, são dois objetivos, o primeiro é qualificar a experiência dos visitantes durante e após as obras concluídas e o segundo fazer a conexão entre o atrativo âncora com os demais atrativos regionais. “O Cristo de Encantado chamou a atenção do Brasil inteiro e, além disso, a pandemia intensificou o turismo em lugares próximos. Esses dois fatores fizeram com que o município recebesse um fluxo de pessoas que não estava preparado. Trabalhamos desde 2015 qualificando empresas beneficiadas com o turismo na região. O Sebrae RS tem muito a contribuir com o projeto”, destaca.
Sobre a parceria com o Sebrae RS, Letícia acredita que o maior benefício para o turismo da cidade será a construção de uma estratégia duradoura para a recepção de visitantes. “Estamos ansiosos para o início das consultorias, vai agregar muito para todos nós”. O trabalho inicia na metade do mês de julho e somará 110 horas. Com a finalização da obra, prevista para dezembro, o objetivo é duplicar a quantidade de turistas e receber de 5 a 6 mil pessoas por final de semana. As visitas guiadas são realizadas nos sábados, domingos e feriados a partir da doação de R$ 20, que permite ao visitante conhecer a história do monumento e ainda contribuir com a construção do Cristo de Encantado.
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