Região Sul tem melhor resultado do país no Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura e registra crescimento de 2,9%

Região Sul tem melhor resultado do país no Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura e registra crescimento de 2,9%

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Estados do Sul são destaque no IDH-CN nacional. Próximo de completar 10 anos, a mensuração se consolida como uma das principais ferramentas utilizadas pela Natura na geração de insights e estratégias para potencializar o impacto social do negócio

Porto Alegre, maio de 2023 – Pioneiro no mercado brasileiro, o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura (IDH-CN) cresceu 3,6% em 2022, o maior aumento já registrado desde a sua criação, há quase 10 anos, atingindo o valor de 0.632 (em uma escala que vai de 0 a 1). Neste cenário, a Região Sul é o destaque e alcança o melhor desempenho do país no Índice Geral, com valor de 0.655, crescimento de 3% em comparação com a última leitura, realizada em 2020. Na Dimensão Trabalho o destaque se repete e alcança 0.644, valor 3,6% maior que o nacional.

Dentre os resultados mais recentes do índice, merece destaque o impacto da venda por relações na renda familiar das Consultoras de Beleza: o ganho obtido com a atividade corresponde, na média nacional, a 34% da renda nesses lares. Na Região Sul o dado chega a 29,47%. Além disso, o indicador de renda da Natura na região cresce 12% em relação à 2021. “Em média, após um ano de operação com a Natura o IDH da Consultora aumenta em 1,8%”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil. “Ao mensurar os efeitos da atividade de consultoria na vida dessas pessoas adquirimos conhecimento profundo sobre a nossa rede, o que possibilita a criação de estratégias de gestão e investimento social para que possamos, cada vez mais, oferecer um modelo de negócios inclusivo, justo e confiável”, completa o executivo.
Criado com base no IDH desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH-CN utiliza as dimensões de Saúde, Conhecimento e Vida Digna (relacionado ao trabalho e renda), as mesmas dimensões utilizadas no IDH nacional, para avaliar a qualidade de vida da rede de Consultoras de Beleza Natura e fornecer insights para ações que visem aumentar o impacto social do modelo de negócio.

Com aplicação bianual, as informações mapeadas, de forma amostral, representam os dados comportamentais, culturais e demográficos de mais de 1,2 milhão de Consultoras de Beleza Natura no Brasil, com o objetivo de avaliar sua qualidade de vida e auxiliar na construção de diretrizes e programas que promovam o seu desenvolvimento. Além disso, o IDH-CN também é utilizado para alimentar as estratégias de setores dentro da Natura, referentes a modelagem e operação do negócio. Hoje, a Natura ainda é a única empresa brasileira a fazer esse tipo de mensuração. Os avanços apontados na nova pesquisa são registrados mesmo diante do histórico vivido nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, isolamento, baixo crescimento econômico e alta inflação, e demonstra a importância do modelo de negócios da Natura para a vida de suas consultoras.

Digitalização e educação financeira como vetores de transformação social

Os fortes investimentos da companhia em digitalização do negócio e nas plataformas de educação financeira, abarcados na pesquisa dentro do pilar Conhecimento, trouxeram resultados positivos: cresceram 7% e 24%, respectivamente, reforçando a importância das iniciativas da marca para o desenvolvimento e capacitação de sua rede. Na Região Sul os resultados são expressivamente maiores que a média nacional. O pilar inclusão digital registrou valor de 0.842, 3,3% a mais que o geral. Já educação financeira cresceu 18,9% em relação à última leitura da região, chegando a 6,1% acima do registrado no país.

As plataformas de cursos online e as ferramentas digitais disponibilizadas, além de apoiarem a manutenção da atividade em meio a pandemia, impulsionaram o desenvolvimento pessoal das Consultoras, promovendo geração de renda e prosperidade em seus negócios. Só no ano passado, quase 85 mil Consultoras participaram de cursos sobre educação financeira oferecidos pela Natura, que ensinam desde conceitos financeiros básicos, como juros, relação de risco e retorno e inflação, até como gerenciar melhor os ganhos da consultoria de beleza. Outra ferramenta disponibilizada pela companhia é o Natura &Co Pay, unidade de serviços financeiros do grupo que desempenha importante papel no pilar de educação financeira. O serviço bancário exclusivo para a rede de Consultoras das marcas Natura e Avon possibilita gerenciar finanças e realizar diversas transações digitalmente e já é o meio utilizado por mais de 600 mil Consultoras e Representantes.

A presença da Natura no ambiente digital tem crescido de maneira consistente. Segundo Agenor Leão, a empresa registra, em média, cerca de 1.5 milhão de interações mensais via plataformas de compartilhamento de conteúdo para redes sociais ou Whatsapp. Em 2022, mais de 750 mil consultoras utilizaram as ferramentas de Social Selling. Dentre elas, a Revista Digital interativa obteve mais de 32 milhões de acessos. “Também observamos um crescimento de mais de 30% de Consultoras utilizando o Espaço Digital, onde elas têm sua própria loja virtual, para expandir a sua carteira de clientes. Isso representa a importância da jornada da digitalização promovida pela Natura e a confiança da nossa rede”, diz o executivo.

O futuro do IDH-CN

De acordo com dados do levantamento realizado em 2022, ano em que a pesquisa obteve o maior alcance entre as consultoras, as mulheres representam 92% da rede de Consultores Natura. Entre todos os gêneros, 80% possuem filhos e 57% são pessoas negras, segundo autodeclaração. Com base no retrato socioeconômico feito por meio do IDH-CN também é possível identificar, por exemplo, a disparidade social entre os diferentes perfis étnicos raciais, fazendo com que novos temas ganhem espaço para a promoção de impacto social da companhia. “Há poucos meses, a Natura assumiu um compromisso público antirracista e um dos seus principais objetivos é aumentar a renda de Consultoras negras. O IDH-CN, atrelado a estudos mais profundos e correlação com dados do negócio, foi fundamental para identificarmos as oportunidades de desenvolvimento deste público”, comenta o executivo.

Sendo uma ferramenta estratégica em contínuo aprimoramento, uma das metas da Natura para 2023 é avançar para a individualização do IDH-CN. Os dados, coletados desde a entrada da Consultora na rede e ao longo de sua jornada, serão utilizados para chegar a uma nova leitura que permitirá potencializar as inovações sociais de forma descentralizada, com viés regional. De acordo com Agenor, chegar ao IDH individualizado representará um marco na agenda de impacto social da Natura. “Teremos dados para segmentar serviços e estratégias de acordo com a necessidade latente de cada Consultora”, explica Leão.
Um dos objetivos para o futuro da mensuração é compartilhar os conhecimentos adquiridos a partir do estudo com outras empresas e instituições. “É urgente mudar as práticas empresariais atuais para uma lógica que gere mais valor a todos os envolvidos. Queremos compartilhar soluções e conhecimento com a iniciativa privada, terceiro setor e órgãos governamentais, pois é por meio da inovação social e da colaboração que nós vamos encontrar a longevidade do nosso negócio. O mundo precisa de negócios regenerativos”, finaliza Agenor.