Exposição da Museologia da UFRGS celebra trajetória dos Bambas da Orgia

Exposição da Museologia da UFRGS celebra trajetória dos Bambas da Orgia

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

No Batuque dos Bambas da Orgia: Folia e resistência em Porto Alegre’ aborda alegrias e desafios da festa pela perspectiva da mais antiga escola em atividade na capital

A exposição curricular 2023 do Curso de Museologia da UFRGS será aberta no próximo dia 25, no Museu da Universidade, apresentando particularidades do Carnaval porto-alegrense, a partir da trajetória de sua escola de samba mais antiga, a Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia. A mostra aborda como essa importante expressão cultural resiste historicamente a preconceitos e luta pelo seu direito à cidade. Com curadoria compartilhada entre os alunos e carnavalescos bambistas, ‘No Batuque dos Bambas da Orgia: Folia e resistência em Porto Alegre’ tem orientação das professoras Fernanda Albuquerque e Vanessa Aquino.

Ao longo de 83 anos, os Bambas da Orgia desfilam por Porto Alegre, entre deslocamentos da quadra e do próprio Carnaval.  Dos cortejos pelas ruas do bairro Santana nos anos 1940, passando pelo início dos desfiles competitivos na década de 1960, chegando ao audacioso e inacabado projeto do Complexo Cultural Porto Seco, inaugurado em 2004, a agremiação testemunha as histórias de alegria e de resistência que permeiam a folia. A exposição busca tensionar questões como direito à cidade, preconceitos e invisibilidades, mas sem perder a alegria que marca a festa, decretada em 2023 como manifestação da cultura nacional pela Lei Nelson Sargento.

Esta é a 13ª exposição curricular da Museologia da UFRGS, exercício acadêmico fundamental para o processo de formação dos futuros museólogos. A proposta de curadoria compartilhada evidencia os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e contribui com a construção de uma sociedade cada vez mais plural e crítica, através da produção e execução de uma exposição museológica. Nessa perspectiva, o diálogo com grupos sociais e com temáticas que merecem amplo conhecimento e reconhecimento torna-se foco das reflexões e estratégias museológico-curatoriais a cada exposição elaborada pelos estudantes. 

‘No Batuque dos Bambas da Orgia: Folia e resistência em Porto Alegre’ trata ainda de como se constrói, a cada ano, um novo enredo e um novo desfile, em meio a um trabalho que dura o ano todo. Agora, após oito décadas, a agremiação “desfila” pela primeira vez neste novo terreno, o museu. A inauguração para convidados ocorre no dia 25 de julho (terça-feira), a partir das 18h. A visitação ao público vai de 26 de julho a 25 de agosto, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 18h, no Mezanino do Museu da UFRGS, com entrada gratuita.

Serviço:

O que: Exposição curricular ‘No Batuque dos Bambas da Orgia: Folia e resistência em Porto Alegre’

Quando: 26 de julho a 25 de agosto de 2023, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 18h

Onde: Mezanino do Museu da UFRGS (Campus Central, Av. Osvaldo Aranha, 277, bairro Farroupilha – Porto Alegre/RS)

Entrada gratuita