Buscar soluções efetivas para os desafios emergentes na área da saúde. Este foi o ponto de debate na reunião do Fórum de Saúde da Granpal reunindo secretários de saúde da Região Metropolitana. Conforme a coordenadora do Fórum, Ana Boll, um dos tópicos de maior preocupação abordados na reunião foi o Programa ASSISTIR/RS diante da não modificação do Decreto 57.094 de 2023 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que prevê novos descontos para 56 hospitais a partir de janeiro de 2024. Além disso, foi instituído um Grupo de Trabalho com a finalidade de avaliar e desenvolver uma nova matriz de financiamento para o programa, visando atender às necessidades da população.
A sobrecarga nas emergências e leitos hospitalares em virtude das condições climáticas adversas, agravamento de doenças crônicas e a escassez de consultas e cirurgias em especialidades foram apontados como desafios atuais. Conforme a coordenadora Ana Boll, a insuficiência dos repasses federais através da tabela SUS, que já se encontrava defasada, dificulta o cenário, agravado com os cortes impostos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os participantes também discutiram a necessidade de orientações mais claras por parte do Ministério da Saúde em relação ao repasse do Piso da Enfermagem. “É de extrema importância continuarmos dialogando por ações concretas para enfrentar os desafios e proporcionar um sistema de saúde robusto e acessível a todos.”.
No horizonte, uma audiência pública marcada para o dia 4 de setembro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para discutir a situação do programa ASSISTIR, buscando alternativas efetivas. Para Leonardo Pascoal, presidente da Granpal, é fundamental continuar unindo forças para superar os desafios na área da saúde e garantir um atendimento digno e eficiente para todos os nossos cidadãos.