A partir de 1º de janeiro do próximo ano, a área de saúde da Região Metropolitana enfrentará uma redução significativa de recursos nos hospitais públicos, totalizando uma perda de R$200 milhões, caso o Governo do Estado mantenha o corte de verba para o Programa Assistir. Se isto se confirmar, mais de 4 mil pessoas vão perder a vida a cada ano por falta de atendimento. O alerta é da coordenadora do Fórum de Saúde da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), Ana Boll, faltando três semanas para o fim do prazo.
A associação está lançando uma campanha publicitária de alerta para os cidadãos sobre este cenário, incentivando que os representantes políticos da região sejam pressionados para evitarem a retirada dos recursos, sob pena de um impacto direto nos atendimentos nos hospitais, gerando desassistência na saúde pública.
Para o presidente da Granpal, Leonardo Pascoal o momento é de reforçar os esforços para superar os desafios na área da saúde. “Continuaremos trabalhando incansavelmente para assegurar que nossa região tenha um sistema de saúde forte e de excelência, atendendo às necessidades de todos os nossos cidadãos com o máximo de dignidade e eficiência”.