Evento também homenageia os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul
O Ilhas da Gastronomia, tradicional jantar beneficente em prol de crianças e jovens com Diabetes, está de volta a Associação Leopoldina Juvenil, dia 10 de julho, a partir das 20h. Promovido pelo Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICD RS), o tema deste ano traz o slogan ”Quem doa, ensina a voar”, homenageia os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e promete ser uma verdadeira experiência gastronômica com os mais variados pratos, assinados por chefs e restaurantes ilustres do estado.
Serão 16 ilhas de pratos salgados, 01 de entrada, além de drinks e um espaço para cinco mesas de doces mais o café, em arranjo atualizado com layout desenhado pelo arquiteto Mário Englert, aproveitando os espaços do hall de entrada e nos salões Leopoldina e Imperatriz. Os Chefs e Patissiers doam toda a alimentação em um enorme ato de solidariedade e reconhecimento pelo trabalho do Instituto da Criança com Diabetes.
A decoração, assinada por Fernanda Rosa Flores Boutique, trará à cena um projeto criativo e inusitado, onde os arranjos de mesa ganham vida com latas vintage com rótulos de molho de tomate, temperos plantados e muitos elementos que remetem ao calor e à generosidade da culinária italiana. Em cada detalhe, a proposta é transportar os convidados para um ambiente vibrante, afetivo e recheado de aromas, cores e histórias.
Mais de 50 marcas abraçam o Instituto doando insumos e serviços para que todo o recurso arrecadado com a venda de convites seja revertido para os projetos do ICD. Entre elas estão os patrocinadores oficiais Bistek Supermercados, Blue Ville Alimentos, Dufrio Refrigeração, Macromix Atacado, Panvel Farmácias, Rio Grande – Seguros e Previdência, Rissul Supermercados e Salton. Como forma de abraçar e contribuir com a causa mundial, os consulados com representação em Porto Alegre estarão presentes no evento.
Na organização do jantar estão Ana Bertuol, Superintendente do Instituto da Criança com Diabetes e equipe; Mário Englert, da Projetos&Projetos; Manuela Caringi De Turnes, da IT! Experience; Juliana Beltrami Eventi; Fernanda Rosa Flores Boutique e o Chef João Muratore. Todos os envolvidos no evento trabalham de forma voluntária pela causa e por reconhecimento ao trabalho realizado pelo Instituto da Criança com Diabetes, que atende mais de 5,2 mil crianças e jovens com Diabetes Tipo 1, dependentes de insulina e suas famílias, em todo o estado.
“Não falamos em valor de convite, falamos em doação para o ICD no valor de R$ 400,00. Ao fazer esta doação cada pessoa se une à causa do diabetes na criança e no jovem oportunizando que a instituição possa acolher a todos com atendimento e educação em diabetes, preparando-os para voar e ter sua autonomia”, ressalta a Superintendente do ICD Ana Bertuol. Por isso, este ano o tema é “Quem doa, ensina a voar”
Mais informações estão disponíveis no site www.icdrs.org.br ou diretamente no WhatsApp no telefone (51) 98168-1654 até o dia 07 de julho ou enquanto houver lugares disponíveis.
Chefs e restaurantes com presença confirmada:
Entrada:
- Boteco Vitória do Chef Tiago Borstmann;
Chefs
- Armazém do Bacalhau do Chef Rogerio Priori;
- Blue Ville do Chef Guilherme Dal Ben;
- Buffet Vetro;
- Celebra Festas e Eventos do Chef Volmir Tatsch;
- Chef João Muratore Eventos e Gastronomia;
- Claudio Solano Gastronomia do Chef Claudio Solano;
- Confraria União Delas das Chefs Maristela Ferla, Marisa Prym e Roberta Rosito;
- Escola Vadson Scheffer do Chef Vadson Scheffer;
- Koh Pee Pee do Chef Luis Biehaus;
- Olivah Gastronomia do Chef Elvio André Sobuki;
- Peppo Cucina do Chef Pedro Hoffmann;
- Restaurante Santo Antônio dos Chefs Jorge e Fabrício Aita;
- Restaurante Sharin do Chef Alexandre Sharin;
- Trutteria do Chef Menandro Cintra;
- União Cooks dos Chefs Antônio de Bem, Guilherme Castro e Newton Kalil;
Doces
- Andrea Doces e Tortas;
- Celebra Festas e Eventos;
- Dani Menezes – Doces Finos;
- Detalhes, by Lúcia Suñé;
- Diet Delícia;
- Nana Pereira Doceria;
Bebidas
- Andorra Café;
- Família Salton;
- Dudu Drinks.
Causa mundial com números alarmantes
Segundo a International Diabetes Federation (IDF), uma em cada 9 pessoas convive com o diabetes no mundo e quase metade desconhece o diagnóstico. O Atlas 2025, último estudo divulgado pela IDF, revela que mais de 589 milhões de adultos convivem com a doença no mundo.
Ainda segundo o estudo, o Brasil é o terceiro país com maior despesa com saúde em adultos com diabetes (U$ 45.1 mi), ficando atrás apenas de China (U$ 168.9 mi) e EUA (U$ 404.5 mi). É também o 4º países com o maior número de pessoas convivendo com o diabetes tipo 1.
Estima-se que no Rio Grande do Sul exista ao menos 9 mil pessoas entre zero e 20 anos que convivem com o Diabetes Tipo 1, uma doença crônica, sem prevenção, ainda sem cura e que acomete, principalmente, crianças e jovens. Faz parte do tratamento, desde muito cedo, a medição de glicose com picada de ponta de dedo e medir o nível de glicose no sangue e diversas aplicações de injeções de insulinas por dia para viver.
Graças a dedicação de muitas pessoas, o Instituto se tornou, em 2021, um centro de referência em cuidados com o diabetes certificado pela IDF e o único espaço na América Latina com todos os especialistas necessários para o atendimento integral à doença, além de um programa de educação em diabetes, doação de insumos e um box de Crossfit. Tudo sem nenhum custo aos usuários e que necessita de eventos como este para sua manutenção. O ICD é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que atua no estado há mais de 25 anos.
SERVIÇO
Jantar Ilhas da Gastronomia
Data: Quinta-feira, 10 de julho, a partir das 20h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280, Moinhos de Vento)
Valor da doação: R$ 400,00