Diagnóstico genético pode antecipar doenças oculares que surgem na infância

Diagnóstico genético pode antecipar doenças oculares que surgem na infância

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

No mês que se comemora o dia Mundial da Saúde Ocular (10/7), especialistas reforçam o alerta para doenças genéticas que comprometem a visão desde a infância, mas que muitas vezes passam despercebidas por anos. É o caso da doença de Best, uma condição hereditária rara que afeta a mácula — região central da retina — e provoca perda progressiva da visão central. Mesmo com os primeiros sinais surgindo ainda na infância, o diagnóstico costuma acontecer apenas mais tarde, quando a doença já evoluiu

Com o avanço dos exames genéticos de sequenciamento de nova geração (NGS), já é possível mapear mutações relacionadas a diversas retinopatias hereditárias, permitindo intervenções mais precoces e orientações específicas para pacientes e familiares.

“Quanto antes identificarmos essas alterações, maiores as chances de preservar a visão e orientar o cuidado ao longo da vida”, afirma Dr. Rodrigo Menezes, médico geneticista da Dasa Genômica.

Segundo a OMS, mais de 6,5 milhões de brasileiros têm deficiência visual e 1,5 milhão são cegos. Apesar disso, 34% nunca foram ao oftalmologista e 90% dos casos poderiam ser prevenidos ou tratados com diagnóstico precoce. A triagem genética já pode ser feita com coleta domiciliar de saliva e suporte médico remoto, tornando o acesso mais simples e seguro. A recomendação é clara: diante de sinais visuais em crianças — como sensibilidade à luz, tropeços ou histórico familiar — a avaliação oftalmológica deve ser acompanhada da investigação genética, quando indicada.

Sobre a Dasa

A Dasa é a empresa líder de mercado de medicina diagnóstica do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 23 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, está presente em cada etapa de cuidado e acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Ao todo, conta com 49 marcas de laboratórios de medicina diagnóstica distribuídos em centenas de unidades no Brasil. A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav Dasa. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br