Campanha traz tema “Esfregar e coçar os olhos prejudica a visão”
Com o tema “Esfregar e coçar os olhos prejudica a visão”, o junho violeta traz uma campanha que busca alertar a população sobre o ceratocone, doença que se manifesta entre a adolescência e o início da idade adulta, sendo a maior causa mundial de transplantes de córneas. Quem explica é o cirurgião oftalmologista Dr. Marco Antonio Hermann Kroeff. A córnea afina e aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone, causando a diminuição progressiva da visão. Apesar de pouco conhecida, esta doença afeta em média até 1 a cada duas mil pessoas na população.
É fundamental a realização de exames de rotina, principalmente em jovens que apresentam astigmatismo, mudança de grau e histórico familiar. O exame de topografia é o primeiro a evidenciar a doença e é utilizado também para acompanhar sua progressão. “Quanto mais cedo a descoberta da doença, maiores as chances de sucesso no tratamento para evitar a deformação futura”, alerta o Dr. Marco.
Os tratamentos visam a reabilitação visual e a interrupção da progressão da deformidade corneana. Para reabilitar a visão existem lentes de contato especiais, implantes de anéis intracorneanos e por último o transplante de córnea. Já para interromper a progressão da doença o tratamento indicado é o crosslink, procedimento que enrijece a córnea evitando a progressão da deformidade.
É muito importante evitar o hábito de coçar os olhos. Pessoas com propensão a desenvolver ceratocone podem desencadear a doença ao coçar os olhos continuadamente. “O simples ato de não coçar os olhos pode ajudar muito a evitar a doença ”, diz o médico. Para minimizar o impacto da doença, é fundamental o diagnóstico precoce, realizando exames de rotina.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.