Legados dos Jogos Olímpicos no Brasil | Por Dilmar Isidoro

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Depois do maior evento esportivo global, é natural surgirem reflexões acerca do que era a cidade do Rio de Janeiro, como será de agora em diante e quais as lições que ficam para o País. Havia muitas dúvidas dos estrangeiros quanto à segurança, infraestrutura e a capacidade do País para ser personagem central de um evento desta magnitude.

A realização da 1ª olimpíada na América Latina era vista por estrangeiros como uma aventura de resultados imprevisíveis que possivelmente estava fadada ao insucesso. O cenário de desconfiança estava pautado na crise política e econômica, no alto grau de violência no Rio de Janeiro protagonizada por facções criminosas que espalham medo com o tráfico de drogas e nas doenças transmitidas por mosquitos.

Apesar das limitações financeiras, estruturais e o não cumprimento dos cronogramas de obras para realizar o macro evento, fatos que alimentaram prognósticos negativos, o País surpreendeu o mundo, inclusive os brasileiros mais céticos. A bela apresentação de abertura e as rápidas respostas aos problemas operacionais deram mais credibilidade aos organizadores brasileiros.

No espetáculo de encerramento e logo após, surgiram às primeiras manifestações de reconhecimento de muitos Países que valorizaram o esforço do Rio de Janeiro para que os jogos tivessem as condições necessárias para o pleito.

Passada a euforia, o balanço remete para resultados animadores quanto ao legado que fica deste evento que, aos olhos do mundo, tinha todos os ingredientes para ser um grande fiasco. Houve revitalizações importantes na cidade que eram adiadas há vários anos, além da construção de metrô. Foram realizados projetos municipais que aguardavam para serem concretizados, havia muito tempo.

Os feitos estruturais melhoraram o visual da cidade que é considerada um dos principais cartões postais do Brasil. Além disso, os brasileiros revigoraram a autoconfiança que estava abalada desde a copa do mundo e também com os escândalos protagonizados no meio político. O recado que fica é que com trabalho e determinação é possível vencer obstáculos de diferentes graus de complexidade.

A organização e as instalações oferecidas aos estrangeiros, podem não ter sido o glamour que se esperava, mas atendeu as exigências necessárias. É importante valorizar o agregado de melhorias é não permitir retrocessos. Novos recordes foram estabelecidos por atletas, os que não ganharam medalhas tiveram a chance de melhorar desempenhos. O Brasil venceu a desconfiança. Parabéns, Rio de Janeiro.

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: