Empreendedor x Férias: É possível? | Por Monica Rizzatti

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Parece algo irreal, mas eu atuo como consultora de empresas há muitos anos e a cada período que penso em tirar férias, se inicia uma série de preocupações. A razão disso é que o empreendedor costuma estabelecer um laço tão forte com seus negócios que fica difícil conseguir se ausentar de seus afazeres e responsabilidades por muito tempo. Imagine então o sofrimento que é cada vez que temos que planejar as tão sonhadas férias?!

Já li e conversei com donos de empresa que diziam que a ideia de poder se ausentar quando quiser é ilusória por não terem a quem entregar temporariamente o comando de sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Para eles, tirar férias, viajar com a família e se desligar do trabalho são possibilidades distantes. É uma pena, porque acredito que existam pessoas comprometidas e com desejo de agregar novos conhecimentos, muitas vezes ao nosso lado e que só precisam de uma oportunidade do gestor. Isso além de ganhar a relação mutua, só agrega valor a ambos. É claro que diariamente é necessário ter um tempo para checar os e-mails e despachar algumas demandas, mas é possível sim!

Eu trago à tona este assunto, porque neste momento me dei este presente e posso dizer que é bem possível superar essa sensação de que o empreendimento vai estagnar sem sua presença. Para que sua saúde física e mental seja preservada e sua empresa tenha ainda maiores possibilidades de crescimento, é preciso um descanso regular, para que possamos retornar ao trabalho de forma renovada, com o olhar mais amplo, focado na estratégia e não nas minúcias do dia a dia.

Sem dúvida não faltarão pessoas dizendo que você abandonou sua empresa. Preocupação com eles eu não tenho nenhuma, porque hoje eu penso no que é melhor para mim e minha empresa e se cada um que pensa diferente se preocupasse com o que está fazendo para melhorar sua vida, teríamos grandes empreendedores e gestores no mercado de trabalho.

Eu procurei organizar as férias em família de forma antecipada e planejei com alguns meses de antecedência. Isto é importante pois vamos tomando providências concretas e assim a viagem já vai ganhando forma e a expectativa se torna real. Aos poucos, podemos ir colocando as demandas profissionais em dia, para que não fique nenhuma pendência sem solução no período de afastamento.

Informei os clientes através de um contato direto, isso ajuda muito no momento da saída, pois demonstra responsabilidade, inclusive aproveitando este momento para reiterar os laços de amizade e parceria e agradecer pela confiança e credibilidade depositadas em sua empresa.

Outra atitude que considero de extrema importância é preparar um substituto. Esta pessoa assumira muitas responsabilidades e consequentemente tudo será mais tranquilo durante as férias pois esta pessoa estará a par de todos os últimos acontecimentos e pendências para que todas as demandas sejam adequadamente resolvidas. É importante a equipe ter a liberdade de tomar algumas decisões, sem precisar nos envolver.

É certo que desligar-se dos problemas cotidianos é um forma de você poder realmente descansar, pensar melhor no futuro do seu empreendimento, ter troca de conhecimentos com outras pessoas em novos lugares.

A única certeza que tenho é que, uma empresa para dar certo, necessita ter no comando cabeças pensantes, que querem sempre mais, que arriscam a cada dia, persistentes e com muita garra porque nem tudo pode dar certo sempre.

As grandes oportunidades estão em lugares e locais que menos esperamos e é muitas vezes nesses períodos que temos a oportunidade de trocar ideias com outras pessoas, empreendedores e conhecer o que de fato está acontecendo no mundo dos negócios.

Comece a se organizar e enquanto isso eu vou seguir aproveitando minhas tão sonhadas férias, garantido que é possível sim, dormir mais e com certeza retornar renovada e com novas ideias e experiências.

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: