Jovens desenvolvem iniciativas de impacto socioambiental

Jovens desenvolvem iniciativas de impacto socioambiental

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Giovanni Chagas Jr. nasceu e cresceu na Zona Norte da capital gaúcha, tem 19 anos e sente que pode fazer a diferença para transformar de verdade a história de outras pessoas. Esta percepção de força e conhecimento foi desenvolvida a partir da participação no DUXtec 2022 – programa de fomento ao empreendedorismo de impacto socioambiental, idealizado pela Fundação Gerações. O encerramento das atividades em 2022 ocorrerá neste sábado (10/12), no Auditório 97A, do Tecnopuc.

Os oito grupos selecionados para a etapa final participarão de uma mostra, o café-pitch, no qual vão expor ideias de negócio. Ao todo, são 29 jovens de Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria. “Lançaremos uma vitrine de divulgação dos projetos, colocando as apresentações relacionadas às necessidades de cada grupo conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Dentro da fase 3 do DUXtec, estamos também construindo um programa de incubação para alguns dos projetos”, antecipa a executiva da Fundação Gerações, Karine Ruy.
“Sempre tive muito medo de não conseguir fazer a diferença e me tornar só mais um jovem sem expectativas. Entretanto, quando entrei no DUXtec, vi que podia fazer algo especial e alcançar um lugar que jamais pensei alcançar, pois o programa me possibilitou conhecer pessoas maravilhosas, lugares incríveis e entender como eu posso usar minhas habilidades para realmente mudar a história de outras pessoas”, conta Giovanni que, ao lado dos colegas Otávio Marques, Thaina Saraiva, Whitney Rodrigues e Renata Coutinho, criou a Ártemis. É um espaço nas redes sociais para mães empreendedoras, mas, como Gio faz questão  de acrescentar, é carinhosamente focado em mães solo. “Nosso objetivo é dar visibilidade ao trabalho dessas mães, auxiliar no crescimento do negócio próprio e gerar uma renda digna para toda família, porque entendemos que, quando uma mãe consegue alcançar o seu sucesso, toda sua família é beneficiada”, defende Gio.
Realizado pela primeira vez em 2021, quando teve nove formandos em sua edição piloto, o DUXtec tem como propósito preparar jovens de zonas vulneráveis para a criação de negócios comprometidos em transformar para melhor as comunidades nas quais eles estão inseridos ao mesmo tempo em que geram lucro e renda. Nesta temporada, os participantes foram desafiados a idealizar negócios relacionados às demandas das suas comunidades e alinhados a um dos três ODSs conectados ao programa DUXtec: Qualidade de Educação (ODS 4), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução das Desigualdades (ODS 10).
Karine Ruy destaca que o desenvolvimento do protagonismo juvenil é uma agenda prioritária para a Fundação Gerações desde 2016, quando foi lançado o programa Geração DUX. “Agora, temos a expectativa de também contribuir com a criação de negócios de impacto idealizados por jovens que sonham melhorar as condições sociais dos seus territórios”, acrescenta a executiva da Fundação Gerações.
O DUXtec representa uma forma de acelerar a formação dos empreendedores com um viés diferenciado. “Privilegiamos jovens que vivem em territórios vulneráveis, pois são eles que conhecem as necessidades das suas comunidades e, ao apoiá-los na modelagem desses negócios, podemos potencializar o desenvolvimento dos mesmos, de modo a sensibilizar a juventude para essa agenda e mostrar que o empreendedorismo de impacto pode ser apropriado por eles como fonte de renda e transformação”, defende a  líder de impacto do Tecnopuc, Ana Lúcia Suárez Maciel.

 

Parceiros

O DUXtec 2022 tem a parceria de organizações sociais que indicaram os duxers – como os participantes do programa são chamados – da segunda turma do programa e de empresas investidoras que viabilizaram a participação destes alunos. São organizações parceiras do DUXtec 2022: Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS); Rede Calábria; Centros da Juventude e Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD); Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet); Prefeitura de Pelotas, por meio do Pacto Pelotas pela Paz; e Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, de Santa Maria. São empresas investidoras da segunda turma o Instituto Helda Gerdau, a Multiplan e o Instituto Elisabetha Randon.

 

A programação *:

9h – Pitch-café dos negócios de impacto social finalistas do programa

10h – bate-papo sobre Impacto, inovação e Juventudes com: Michel Couto (Coletivo Morro da Cruz), Laura Boeira (Instituto Veredas) e Fabrício Goulart (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS).

* No dia 10/12 (sábado), no Auditório 97A do Tecnopuc (Av. Ipiranga, 6681), Bairro Partenon, Porto Alegre)

 

Sobre a Fundação Gerações
A Fundação Gerações nasceu em 2008 com a missão de fomentar projetos e processos de fortalecimento da sociedade civil organizada gaúcha. Entre as suas principais ações, estão os programas de formação de lideranças – o Geração DUX, voltado para a capacitação de líderes inspiradores, que acontece anualmente desde 2016; e o DUXtec, focado no empreendedorismo de impacto socioambiental. Para executar os programas, a Fundação Gerações conta com uma rede de parceiros da iniciativa pública e privada.

 

Sobre o Tecnopuc e o Farol Hub Social
O Tecnopuc é um ecossistema de inovação conectado e global que conta com mais de 199 organizações e 6,2 mil pessoas. O Farol Social Hub, liderado pelo Tecnopuc, conecta o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade e empresas, organizações da sociedade civil e do poder público para atuar de forma colaborativa para o fomento do desenvolvimento social, por meio de um conjunto de estratégias de formação e capacitação nas áreas de inovação e desenvolvimento, objetivando contribuir com o protagonismo comunitário, fortalecendo o tecido social e o capital humano, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

Leave a Reply