Existe limite de idade para o tratamento ortodôntico?

Existe limite de idade para o tratamento ortodôntico?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Segundo a ortodontista Daniela Prietsch, a resposta é não!

Nos dias atuais, acompanhamos o aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo, sendo que a faixa etária dos 80 é a que mais tem aumentado. Por isso, cada vez mais adultos buscam qualidade de vida, estética e saúde também para seu sorriso.

Diante deste cenário inspirador, muitas pessoas se perguntam: existe limite de idade para tratamento ortodôntico? Segundo a ortodontista Daniela Prietsch, a resposta é não!

Conforme Daniela o número de pacientes com mais de 50 anos de idade que usam aparelho ortodôntico tem aumentado muito. “Essas pessoas estão dando mais atenção à saúde bucal do que gerações anteriores. Uma oclusão equilibrada significa saúde. A utilização do aparelho além de alinhar os dentes melhora a função mastigatória, corrige espaços causados por traumas ou perdas dentárias para que próteses possam ser instaladas, e também auxiliam nos problemas relacionados a ATM (articulação temporomadibular)”, explica a ortodontista.

Conforme a especialista, muitas vezes dores de cabeça, dores musculares na face e quebra de dentes estão relacionados ao desequilíbrio da mastigação e à sobrecarga dos dentes. Os dentes tortos podem causar diversos problemas de saúde que podem ser solucionados com o tratamento ortodôntico.

O tratamento em pacientes adultos requer mais cuidado, pois com o passar dos anos podemos apresentar perda de tecido gengival e também perda óssea, além do desgaste dentário causado pela própria mastigação e escovação. “Pacientes com histórico de próteses, implantes e restaurações dentárias também merecem uma atenção especial”, destaca.

Existem técnicas diferenciadas para o tratamento ortodôntico, além do uso dos tradicionais aparelhos metálicos. Para quem busca soluções estéticas existem os aparelhos transparentes de cerâmica, ou ainda, para quem quer mais conforto, existem os alinhadores transparentes, os quais são super discretos. Já para aqueles que desejam menos tempo de tratamento existem técnicas de aceleramento biológico como a tecnologia da Propel Orthodontics.

Com o cuidado necessário e um bom planejamento o tratamento ortodôntico é seguro para os pacientes adultos e recomendado não só pela melhora da saúde bucal, mas para a melhora da autoestima e qualidade de vida dos pacientes.

Foto: Divulgação

Dra. Daniela Loureiro Prietsch

Ortodontista 

CRO/RS 21.439

Cirurgiã dentista especializada em Ortodontia

Posts Relacionados

Leave a Reply