Existe limite de idade para o tratamento ortodôntico?

Existe limite de idade para o tratamento ortodôntico?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Segundo a ortodontista Daniela Prietsch, a resposta é não!

Nos dias atuais, acompanhamos o aumento da expectativa de vida no Brasil eno mundo, sendo que a faixa etária dos 80 é a que mais tem aumentado. Por isso,cada vez mais adultos buscam qualidade de vida, estética e saúde também paraseu sorriso.

Diante deste cenário inspirador, muitas pessoas se perguntam: existe limite de idade para tratamento ortodôntico? Segundo a ortodontista Daniela Prietsch, a resposta é não!

Conforme Daniela o número de pacientes com mais de 50 anos de idade que usamaparelho ortodôntico tem aumentado muito. “Essas pessoas estão dando maisatenção à saúde bucal do que gerações anteriores. Uma oclusão equilibradasignifica saúde. A utilização do aparelho além de alinhar os dentes melhora afunção mastigatória, corrige espaços causados por traumas ou perdas dentáriaspara que próteses possam ser instaladas, e também auxiliam nos problemas relacionadosa ATM (articulação temporomadibular)”, explica a ortodontista.

Conforme a especialista, muitas vezes dores de cabeça, dores musculares naface e quebra de dentes estão relacionados ao desequilíbrio da mastigação e àsobrecarga dos dentes. Os dentes tortos podem causar diversos problemas desaúde que podem ser solucionados com o tratamento ortodôntico.

O tratamento em pacientes adultos requer mais cuidado, pois com o passar dosanos podemos apresentar perda de tecido gengival e também perda óssea, além dodesgaste dentário causado pela própria mastigação e escovação. “Pacientes comhistórico de próteses, implantes e restaurações dentárias também merecem umaatenção especial”, destaca.

Existem técnicas diferenciadas para o tratamento ortodôntico, além do usodos tradicionais aparelhos metálicos. Para quem busca soluções estéticasexistem os aparelhos transparentes de cerâmica, ou ainda, para quem quer maisconforto, existem os alinhadores transparentes, os quais são super discretos.Já para aqueles que desejam menos tempo de tratamento existem técnicas deaceleramento biológico como a tecnologia da Propel Orthodontics.

Com o cuidado necessário e um bom planejamento o tratamento ortodôntico éseguro para os pacientes adultos e recomendado não só pela melhora da saúdebucal, mas para a melhora da autoestima e qualidade de vida dos pacientes.

Foto:Divulgação

Dra. Daniela Loureiro Prietsch

Ortodontista 

CRO/RS 21.439

Cirurgiã dentista especializada em Ortodontia

Posts Relacionados

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: