Privacidade custa caro!

Privacidade custa caro!

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Divido um artigo da minha coluna On/OFF no Espaço Vital:

Privacidade custa caro, o Facebook que o diga! Acabou de selar um acordo de US$ 5 bilhões com o governo americano pelos dados vazados pela consultoria política Cambridge Analytica e mais US$ 100 milhões ao órgão regulador de mercado e capitais americano, por vazamento de dados.

E isto realmente importa a nós, aqui no Brasil?

Sim, e muito! O mercado mundial tem dado exemplos claros que os dados custam muito as empresas.

Tivemos na Europa multas de mais de 100 milhões contra o Google por falta de consentimento específico (o que quer dizer que havia consentimento de uso do usuário final, mas não específico a um serviço; por exemplo, era o mesmo termo de consentimento para Gmail e Google Agenda e deveria ser um termo para cada serviço). E agora o Facebook fecha um acordo de mais de 5 bilhões de dólares focado no mesmo termo: Dados – Privacidade dos Dados.

Infelizmente não temos cultura de dados no Brasil. Fornecemos nosso CPF, RG, endereço e telefone a qualquer pesquisa de rua ou ligação telefônica e por esta razão – além do risco de malfeitores usarem nossos dados para fins escusos – devemos estar atentos à Lei Geral de Proteção de Dados que entra em vigor em agosto de 2020.

Dirão alguns que “falta mais de um ano para a lei entrar em vigor, temos tempo” etc…

Ledo engano! Basta ler a lei para perceber que as adequações necessárias a empresas, incluindo escritórios de advocacia, será grande, e urge começar o quanto antes.

Algumas perguntas básicas para nivelar conhecimento:

+ O que é DPIA?
+ Qual a função do controlador e encarregado de dados?
+ Com que tipo de dados o seu negócio lida?
+ Quais os termos de consentimento que sua empresa usa?
+ Como cuidam os dados e temporalidade dos mesmos?
+ Trabalham com dados sensíveis?
+ Como o ´compliance´ da empresa está se adequando à realidade da Lei Geral de Proteção de Dados?

Parece grego tudo isto? Pois é… Está mais do que na hora de começar a estudar a lei e com ela verificar este gigante mercado que a advocacia tem em 2020!

Quem antes se torna autoridade no assunto, antes tem resultados.

Mãos à obra!

Em tempo – Nesta mesma edição, o Espaço Vital disponibiliza link de acesso, para leitura (e impressão, se for o caso), da Lei Geral de Proteção de Dados. Clique aqui.

Fonte: https://espacovital.com.br/publicacao-37208-privacidade-custa-caro

#FraternoAbraço

Gustavo Rocha
Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria
(51) 98163.3333 | [email protected] | www.gustavorocha.com

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Advogado Pós-GraduadoGerente jurídico por 4 anosMembro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RSMembro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RSMembro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OABImplanta gestão e softwares jurídicos desde 1997Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/OPresta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico.10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e PortugalMais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.comCanal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticasPalestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônicoContato direto: [email protected]

Leave a Reply