“A Era do Ouro do Cinema: anos 30 e 40” inaugura em 18 de outubro na Cinemateca Capitólio Petrobras

“A Era do Ouro do Cinema: anos 30 e 40” inaugura em 18 de outubro na Cinemateca Capitólio Petrobras

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Exposição com materiais de produções das décadas de 1930 e 1940 integra programação especial com mais de 26 atividades

Porto Alegre, 11 de outubro de 2019 – Inaugura na sexta-feira, 18 de outubro, na Cinemateca Capitólio Petrobras, a exposição A Era de Ouro do Cinema: anos 30 e 40, que reúne materiais de divulgação de produções cinematográficas das décadas de 1930 e 1940. A Era de Ouro do Cinema integra a programação especial com 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras Programação Especial 2019, dentre elas mostras de cinema, sessões acessíveis, masterclasses e, a segunda e ultima exposição que estará aberta ao público de forma gratuita de 18 de outubro a 20 de dezembro. Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura o projeto possui patrocínio master da Petrobras.

Com curadoria assinada pela historiadora Alice Trusz, concepção visual da designer Tatiana Sperhacke e expografia a cargo de Andreia Vigo, a exposição é formada por três módulos: o primeiro deles apresenta um estudo das principais vertentes exploradas neste período – o nascimento dos grandes estúdios e suas estrelas, do advento do filme colorido em Tecnicolor e os principais diretores da época, entre outros. O segundo módulo exibe um slide-show, que projeta uma seleção de cartazes e outros materiais relevantes digitalizados. Já o terceiro e último módulo traz uma projeção de trechos dos principais filmes destas duas décadas.

A mostra aborda os elementos artísticos e gráficos do período, utilizando peças do acervo da instituição, em sua maior parte advindas da coleção de Telmo Kersting, doada ao Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras, em 2017. O material, formado por cartazes, anúncios, catálogos, cartazetes, press releases, press books, pôsteres, entre outros, constitui-se como uma importantíssima fonte de pesquisa, onde lança uma nova perspectiva para o estudo da história do cinema no Brasil, bem como das relações com a indústria cinematográfica estrangeira, principalmente a norte-americana, mostrando seu impacto no cinema nacional.

“Através dessa exposição traremos ao público uma reflexão sobre o valor cultural, histórico e estético dessas peças para a compreensão das formas de afirmação comercial da indústria cinematográfica no passado”, revela a curadora, que contou com a assessoria de pesquisa de Marcus Mello e Rosemeri Iensen.

Serviço

A abertura ocorre às 19h30min de 18 de outubro.

Visitação segue com entrada franca até 20 de dezembro, de terça a sexta-feira das 09h às 20h30 e sábados, domingos e feriados das 14h às 20h30. Para Visitas Orientadas, os interessados devem entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (51) 3289 7463.

A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 | http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio

Leave a Reply