Seríamos nós mais poderosos que os algoritmos?

Seríamos nós mais poderosos que os algoritmos?

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Circula pelas redes sociais e mensageiros instantâneos, áudios, vídeos e textos mencionando que se pararmos de falar de um determinado assunto, o mesmo será deixado em esquecimento, não sendo mais difundido nas linhas do tempo das redes sociais das pessoas, nos buscadores e #TrendTopics (assuntos mais falados no twitter) por aí.

Em fato, o algoritmo usado pelos buscadores e redes sociais entende as principais buscas de palavras, textos, vídeos, principalmente quando usamos o símbolo # antes das palavras, pois com este símbolo, criamos uma espécie de  índice para facilitar as buscas mais procuradas na internet.

Todavia, para que um assunto não seja procurado ou pelo menos não seja exibido pela maioria das pessoas, o silêncio sobre o assunto deverá ser tão grande que não crie expressão nenhuma para que o buscador veja aquela palavra como algo comum e não relevante.

Façamos um exercício de compreensão: Se uma pessoa digitar #gustavorocha e várias outras pessoas em diferentes lugares do país digitarem o mesmo #gustavorocha em pesquisas, frases, etc, em pouco tempo, as pessoas irão começar a buscar por gustavorocha para tentar entender porque o nome está entre os assuntos mais comentados… Literalmente, depois que ganha uma certa proporção de buscas, há um retro alimentar da procura diante da curiosidade que as pessoas têm para saber o que está acontecendo.

É assim, que assuntos muitas vezes sem sentido ou nexo, conseguem estar no cenário mundial dos assuntos mais comentados… A exemplo do pássaro Galvão, que foi assim mencionado em múltiplas mensagens pela internet como sendo um pássaro que estaria extinto e deveria ser salvo e nada mais era que uma paródia ao narrador Galvão Bueno, mas o assunto virou um dos mais comentados no mundo!

Ou seja, quando as pessoas se unem em grandes quantidades, divulgando o mesmo assunto, conseguem ter a relevância que buscam, entretanto, para que isto se torne algo concreto, não basta que sejam da mesma cidade ou próximas, tem que ser postagens de diversos locais diferentes, com o mesmo indicador (#).

Agora, para silenciar um assunto, é bem mais complexo, posto que sempre tem alguém para comentar, escrever, gravar, enfim, expor as suas ideias. E calar as ideias das pessoas, no mundo que vivemos em que todos tem palpites e opiniões a respeito de tudo, realmente é uma tarefa árdua, quiçá pra lá de difícil de ser colocada em prática.

#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

Robôs  | Inteligência Artificial  | Jurimetria | Marketing Jurídico  | Fluxos Internos | Plano de Carreira  | Financeiro(51) 98163.3333  | gustavo@gustavorocha.com  | www.gustavorocha.com

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Advogado Pós-GraduadoGerente jurídico por 4 anosMembro da comissão especial de Processo Eletrônico da OAB/RSMembro da comissão especial de Fiscalização e Ética Profissional da OAB/RSMembro da comissão permanente de Acesso a Justiça do Conselho Federal da OABImplanta gestão e softwares jurídicos desde 1997Sócio da Consultoria GustavoRochacom, inscrita no CRA/RS 003799/OPresta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônico.10 anos de consultoria direcionada em escritórios e departamentos jurídicos no Brasil e PortugalMais de 2000 artigos publicados no portal www.gustavorocha.com Canal no Youtube (gustavorochacom) com aulas, palestras e dicas práticasPalestrante e professor convidado de universidades e cursos de Pós-Graduação pelo país nas áreas de gestão, tecnologia, marketing jurídico e processo eletrônicoContato direto: gustavo@gustavorocha.com

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: