Em data importante para o combate à exploração sexual infantil, AHMI inaugura reestruturação do Centro de Referência em Atendimento Infantil Juvenil

Em data importante para o combate à exploração sexual infantil, AHMI inaugura reestruturação do Centro de Referência em Atendimento Infantil Juvenil

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp
Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Porto Alegre, composto por 24 profissionais de arquitetura e designers de interiores voluntários, que se colocaram à disposição para reformular o projeto dando vida para os ambientes de atendimento

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceu nesta terça-feira (18) e, para fortalecer o objetivo da iniciativa, a AHMI (Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas) vai realizou a entrega da obra de reestruturação do CRAI (Centro de Referência em Atendimento Infanto Juvenil). A cerimônia fechada aconteceu às 16h, com o descerramento da placa de inauguração.

 

A data, determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, busca incentivar ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

 

O CRAI, serviço que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas em Porto Alegre, completará 20 anos em 2021. Com isso, o comitê da AHMI está engajado em diversas iniciativas para buscar colaboradores para fazer melhorias no projeto. Uma delas é a realização da reestruturação dos espaços do Centro, utilizando os recursos mobilizados través da campanha de Natal “Menos dor, mais amor”, realizada no final do ano de 2020 pela AHMI. O projeto arquitetônico tomou novas formas após surgirem parceiros com interesse em contribuir nas reformas.

 

Um dos parceiros das obras do CRAI é o Grupo de Estudos de Neuroarquitetura de Porto Alegre, composto por 24 profissionais de arquitetura e designers de interiores voluntários, que se colocaram à disposição para reformular o projeto dando vida à iluminação, às cores e trazendo mais elementos da natureza para os ambientes de atendimento. Seis equipes foram formadas para trabalhar no uso de cores, sons e nas pesquisas. Com isso, a administração, dois consultórios de psicologia, dois consultórios de assistência social, um consultório de pediatria, o DML e o posto da polícia ganharam nova apresentação.

 

Centralizar os atendimentos em um único endereço e torná-los mais acolhedores é uma das metas iniciais do CRAI, que avaliou a situação da estrutura desgastada pelo tempo e decidiu que era hora de buscar auxílio para qualificar o serviço. Além disso, com as doações arrecadadas através da campanha de Natal, o serviço conseguiu ainda fazer ainda a compra de materiais, móveis, equipamentos, brinquedos, casas de boneca, jogos lúdicos, livros e demais itens necessários listados pela equipe multidisciplinar.

 

Com o Grupo de Estudos, também fazem parte do projeto das reformas do CRAI a Allem Incorporações, que realizou o trabalho executivo, e a Segurança Inteligente, empresa de PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios) responsável pela segurança de sinalização, iluminação, reposição de extintores e treinamento da equipe para emergências do CRAI. Também participa da lista de parceiros a DUFRIO, que fez a doação aparelhos de ar condicionado e realizou a instalação deles, e as artistas plásticas Ivone Rizzo Bins, Selene Martins, Valquíria Bandeira e Mel Sincas.

Leave a Reply