Parque Pontal terá atrações culturais no final de semana  

Parque Pontal terá atrações culturais no final de semana  

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

No próximo sábado, dia 26 de novembro, a partir das 12h, o Parque Pontal será oficialmente aberto ao público. Marcando a inauguração do mais novo atrativo da capital gaúcha, quem passar por lá no próximo final de semana vai poder curtir uma agenda de atividades integrativas e culturais.

No sábado, acontece o “Passeio Ciclístico Parque do Pontal”, organizado pelo PedAlegre Clube de Ciclismo. Quem quiser participar, deve passar no lounge do grupo que estará montado no local, a partir das 15h. Os primeiros 300 vão ganhar uma camiseta dry fit e todos os participantes receberão uma senha para concorrer a uma bicicleta no final.

A saída acontecerá às 16h e o percurso terá, aproximadamente, 15 km, indo até o Gasômetro e retornando ao Parque Pontal, onde serão distribuídas garrafinhas de água gelada, barras de cereais e será realizado o sorteio da bike. “Não é necessário se inscrever antecipadamente”, explica o produtor executivo do evento e integrante do PedAlegre, Toninho Rosa, que completa: “Tendo como cenário o nosso Guaíba, vai ser um passeio para quem já curte pedalar e também para quem está começando. Ciclistas de todas as idades serão muito bem-vindos”.

No domingo, dia 27, a programação é cultural. No mini anfiteatro, às 17h, acontece um show especial do trio de blues e rock Los Compadres. Os experientes músicos Vini Silveira (guitarra e vocais), Zé Carrasco (baixo e vocais) e Juliano Maffessoni (bateria e vocais) vão apresentar um repertório que vai de Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan até Ben Harper e Lenny Kravitz.

De acordo com o gerente de Marketing da SVB Par, Dan Berger, a ideia é criar uma agenda regular de atividades relacionadas à promoção do esporte e cultura no local. “O objetivo é tornar o Parque Pontal um espaço onde porto-alegrenses e turistas possam curtir o dia, contemplar a natureza e ter momentos de lazer”, finaliza.

Construído com recursos privados dos empreendedores do Complexo Pontal (SVB Par, Melnick e Leroy Merlin), o Parque Pontal teve sua área doada oficialmente à Prefeitura de Porto Alegre, para os porto-alegrenses e todos os turistas que visitarem a cidade.

Parque Pontal

Com seus 29 mil m² de área verde, o Parque Pontal chega com a proposta de fazer um convite não só aos porto-alegrenses, mas a todos que passam pela orla do Guaíba: se conectar com a natureza em busca de qualidade de vida e contemplação.

O parque público terá pistas para caminhadas, áreas e equipamentos diversos para fitness ao ar livre, ginástica para a melhor idade e atividades físicas em geral, grandes gramados, mirantes para apreciação da natureza, píer sobre o rio, 700 metros de orla, e algumas escadarias para contemplação do famoso pôr do sol do Guaíba.  Contará, ainda, com uma maquete que permitirá a visualização de como era a fábrica do Estaleiro Só que existia no local, resgatando parte da história de Porto Alegre da década de 50, que também poderá ser acessada através de QR Codes adicionados em alguns painéis.

A interação com o público infantil é um dos pontos fortes do Parque Pontal. As crianças poderão brincar com um puzzle naval, um navio “afundado” e playground temático: uma área com brinquedos infantis, que recebeu tratamento especial com piso de borracha reciclada de pneus. Para registrar os bons momentos, pontos para selfies estarão à disposição dos visitantes.

O novo espaço de lazer dos gaúchos terá bicicletário, estacionamento coberto, bancos, lixeiras e modernos sanitários. E para quem for aproveitar o final de tarde, a iluminação e a segurança, com câmeras interligadas ao centro de comando da Prefeitura de Porto Alegre cobrem toda a área. Também haverá um ponto fixo para viatura da Brigada Militar e Guarda Municipal.

Em evidência, um marco promete prender a atenção das pessoas: o “Monumento Inter-religioso”, 100% financiado pela ONG KAICIID – Dialogue Centre. Idealizado pelo rabino Guershon Kwasniewski e assinada pela artista Ivone de Fátima Torzeschi, a escultura com mais de 750kg representa duas mãos em sinal de reza e meditação, apoiadas acima de um globo terrestre com os símbolos de várias religiões e a palavra Paz em diferentes línguas.

As árvores nativas do parque receberam complementação vegetal, acompanhando os caminhos tortuosos do terreno litorâneo. Para dar maior durabilidade aos dois píeres, que terão ampla circulação de pessoas, foi realizado um tratamento especial e adicionada uma proteção lateral, os guarda-corpos. Os cabeços de amarração dos navios, carinhosamente chamados de shreks, foram originalmente preservados, tal qual existiam na época do Estaleiro Só. Outra contrapartida dada à cidade pelos investidores do Pontal é a Rua Dr. Lya Pires, construída entre o parque e o empreendimento.

 

Leave a Reply