Muro do Zequinha recebe intervenção de especialista em urbanismo

Muro do Zequinha recebe intervenção de especialista em urbanismo

Facebook Twitter Google+ LinkedIn WhatsApp

Cores para mudar o astral do bairro Passo d’Areia. O muro do estádio do São José, transformando a parte externa do estádio com uma obra de arte. O objetivo da obra é entregar a comunidade de Porto Alegre um novo olhar para o local que até então estava sem cor e era apenas um espaço vazio.

Com mais de 330 metros quadrados de extensão, o espaço foi um desafio entregue ao artista Renan Canzi, através da curadoria de Vinicius Amorim. Canzi é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos. Selecionado pelo programa Ciências sem Fronteiras, em 2012, passou por um período de estudos nos Estados Unidos, onde aprofundou conhecimentos em diferentes plataformas e técnicas artísticas.

Estudioso do muralismo e intervenção urbana, Renan Canzi participou do Salão de Arte Contemporânea no Museu do Louvre, em Paris,em 2019. Enquanto esteve em viagem pela Europa, desenvolveu intervenções nas cidades de Berlim, Madri e Lisboa. Entre os frutos dos seus estudos e dos trabalhos desenvolvidos está o livro Híbrido: Corpo, Arte e Espaço.

O trabalho do muro do “Zequinha” tem uma variação de 5 a 7 cores, entre quais a cor tendência para ano de 2023, a Vining Ivy (PPG1148-6), que é um verde azulado, que remetem aos tons encontrados na natureza e também às tendências cromáticas atuais de Renner. As cores seguem formatos geométricos e afiados buscando o dinamismo e energia que está envolvida com o espaço.

Acima desse background, acontecem elementos de fauna e flora que pretendem a criação de um portal natural que possa ressignificar o grande muro de alvenaria. No local haverá o registro da frase “Mude o Astral da sua vida”.

Conforme o diretor-geral para a América do Sul da Tintas Renner by PPG, Marcelo Diniz, cada cor desperta e influencia os sentimentos das pessoas, gerando uma conexão imediata. “As cores têm uma relação direta com o momento de vida das pessoas: um nascimento, uma troca de casa, um término ou um recomeço e uma vivência especial no mobiliário urbano. Queremos contagiar as pessoas e ser um estímulo positivo para também buscar mudanças de forma mais ativa e, com isso, melhorar o astral da casa e da vida das pessoas”, diz.

 

Leave a Reply