Hoje falaremos sobre um serviço relacionado aos locais que oferecem escritórios inteligentes e coworking places espalhados pelo país: o serviço de cessão endereço empresarial, que é compartilhado entre diversos clientes.
Como sempre no nosso assunto, o termo “compartilhado” resulta em redução de custos. Fiz algumas simulações abaixo para entendermos melhor esta modalidade de serviço.
Por exemplo: uma empresa pode começar em home office, mas talvez precise de um endereço profissional para referência para seus clientes, certo? Afinal, concluímos que talvez não seja apropriado informar que sua empresa fica na “Rua das Margaridas, 820 – Apartamento 201”, não é mesmo?
Então, saiba que é possivel contratar apenas a cessão do endereço profissional, na localização de sua preferência, junto a um escritório inteligente.
E aí você se pergunta: “Mas isto é legal?”. E eu lhe digo: “Sim. E é muito legal!”.
Brincadeiras a parte, tudo no papel, assinado, legalizado e correto como deve ser, mas com baixíssimo investimento.
Documentos como IPTU, Habite-se e Alvará do Corpo de Bombeiros, hoje imprescindíveis no processo na Junta Comercial, são fornecidos sem problemas.
Um outro exemplo possível: com este serviço, empresas que não estão em Porto Alegre (ou em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc), podem facilmente abrir a sua filial ou, simplesmente, manter a sua representação na capital.
Uma limitação existente: o contrato de cessão de endereço é voltado para prestadores de serviços. Ao envolver a comercialização de produtos (empresas que tem IE e recolhem ICMS), via de regra, faz-se necessária a locação de um endereço exclusivo, um escritório para somente uma empresa.
Esta facilidade também oferece o recebimento de correspondências e possui variações que permitem a administração de pequenas quantidades de volumes. Independente da natureza da operação, é possível fazer um upgrade deste serviço, agregando atendimento telefônico em ramal exclusivo, onde seus clientes são atendidos por uma secretária, que faz a anotação de recados e envio desses para o seu e-mail, SMS e Whatsapp.
Estas são algumas dicas de utilização do serviço de cessão de endereço e suas variações, disponível em diversos centros de negócios em todo o país.
Se tiveres alguma dúvida, podes mandar para o meu e-mail, que responderei com todo prazer.
Finalizando, sinto (e vejo não sou só eu) que o mercado começa a respirar após uma turbulência políticoeconômica. Mas ainda vivemos tempos de cautela.
Por isto, esta é uma boa alternativa para fugir de altos investimentos, contratos de longa duração e custos com infraestrutura, se estes ainda não necessários.
Semana que vem, falaremos sobre uma passo mais a frente: o ingresso em um coworking ou a locação de um pequeno escritório.
Um abraço e até a próxima semana.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.