Conceito de cidade caminhável, presente em metrópoles como Paris, Londres e Nova Iorque, orientou toda a arquitetura do projeto
O arquiteto Alexandre Feu, responsável pelo conceito arquitetônico do Icon ECB, em Passo Fundo, vê o projeto como um novo paradigma urbano. O Icon foi concebido como um modelo de “cidade de 15 minutos”, onde moradia, trabalho, educação, lazer e serviços se integram em um mesmo espaço. Inspirado em movimentos urbanísticos globais, e em sua própria memória afetiva de uma infância vivida em uma cidade caminhável, Feu liderou o projeto desde o início, a partir de uma “charrete”, termo francês para um intenso brainstorm interdisciplinar, que envolveu arquitetos, paisagistas, pensadores da cidade e lideranças locais.
Para Feu, o coração do Icon é a escola. A presença do Instituto de Educação no centro do quarteirão dá sentido à ideia de futuro e transforma o empreendimento em algo maior do que uma edificação: “É uma célula de encontro. Um lugar onde os filhos podem ir à escola de elevador, onde se trabalha, se estuda, se vive e se convive. Isso é bem viver”, explica. Essa centralidade da educação reforça o valor simbólico do projeto como um catalisador urbano, capaz de transformar a região onde está inserido.
O conceito de cidade caminhável, presente em metrópoles como Paris, Londres e Nova Iorque, orientou toda a arquitetura do Icon. Nada de muros, fundos ou barreiras. O desnível de oito metros no terreno, entre duas ruas, foi resolvido com a criação de uma praça pública de uso livre, embora com controle privado, integrando as torres residenciais, comerciais e de serviços. Essa praça é atravessável, viva, voltada para a cidade, conectando os pedestres com vitrines, entradas e janelas simbólicas, nada de calçadas ladeadas por muros fechados.
“A praça é um encontro e a cidade se encontra numa praça. E o que é a cidade, senão o desejo nosso de morar em sociedade? Nós precisamos disso, de estar conectado com pessoas. O Icon é um espaço que conecta as pessoas e tem toda a parte de segurança e privacidade de quem mora no seu apartamento, quem trabalha, quem se hospeda”.
Para Feu, a torre principal é um feito da engenharia: são três edifícios empilhados com usos completamente distintos — hotel, escritórios e corporativo — cada qual com acessos independentes e fluxos pensados com cuidado. Tudo conectado ao mall, que funciona como espaço de transição e ativação urbana, permitindo que quem vai ao dentista possa passar por um café, fazer compras ou simplesmente aproveitar o ambiente. Essa dinâmica foi inspirada na experiência do arquiteto com a revitalização de grandes centros comerciais pelo país, como o BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e o New York City Center, no Rio de Janeiro.
Sustentabilidade é outro pilar do Icon. Com certificações internacionais em vista, o projeto incorpora soluções como reuso de água, eficiência energética, materiais de baixo impacto ambiental e redução de desperdícios. “É o nosso compromisso com as futuras gerações”, diz Feu. Para ele, os principais clientes de um projeto como esse são os habitantes da cidade, não apenas os moradores ou investidores.
O Icon, segundo o arquiteto, poderia estar em qualquer lugar do mundo. “É um exemplo, um legado. É a demonstração de como nossas cidades poderiam ser se fossem pensadas de forma integrada, humana e inspiradora.” Com essa obra, Passo Fundo ganha um novo símbolo, não apenas um edifício, mas uma ideia: a de que morar bem é morar com propósito, conexão e qualidade de vida.
Sobre o Grupo ECB e o Icon ECB
O Grupo ECB é uma holding brasileira fundada em 2011 por Erasmo Carlos Battistella, com foco em negócios sustentáveis nos setores do agronegócio e das energias renováveis. É o maior produtor de biodiesel do Brasil, com capacidade anual superior a 828 milhões de litros. O grupo atua por meio de empresas como a Be8, o Instituto Educacional de Passo Fundo (IE) e a ECB Gestão de Ativos, combinando inovação, impacto ambiental positivo e desenvolvimento regional — especialmente em Passo Fundo (RS), onde responde por mais de 35% do PIB local.
O Icon ECB é um empreendimento imobiliário multiuso de alto padrão lançado pelo Grupo ECB, em Passo Fundo. Com três torres residenciais, uma torre comercial, hotel, Mall, praça e centro de eventos, o projeto foi concebido para integrar moradia, trabalho, lazer, educação e serviços em uma única quadra. Inspirado em grandes centros urbanos como Nova York e São Paulo, o complexo busca reposicionar a cidade em termos de urbanismo e qualidade de vida. O Icon é um projeto moderno e sustentável, que tem certificação internacional LEED e AQUA.